top of page
  • Foto do escritorIpê Literário Clube de Leitura

Entrevista com Priscilla Bacellar, organizadora da coletânea "Edifício Litera"


Ipê: Como foi a ideia de criar um coletivo e como você acredita que foi a recepção dos outros autores?


PB: Depois que terminei de escrever meu primeiro romance e quando surgiu a ideia de lançar de forma independente, eu tinha muitas dúvidas sobre como fazer. A solução foi procurar autores que não tinham vínculos com editoras para tentar contato e pedir ajuda. Diante desse cenário, comecei a pesquisar gente como eu, desconhecida, sem apoio de nenhuma grande editora ou coisa do tipo.


Encontrei pessoas que sentiam falta de um espaço onde pudessem trocar informações, e pensei “por que não criar esse espaço?”. Mergulhei nessa ideia e lancei super despretensiosamente no Twitter: “autores independentes LGBT, vamos criar um espaço nosso?”. E para a minha surpresa, minha caixa de mensagens foi bombardeada.

Assim nasceu o Coletivo Litera em Setembro/2020, e hoje somos 50 autores que tem uma missão: “conquistar um espaço no mercado literário, apoiando uns aos outros e levando a literatura LGBT ao maior número de pessoas possíveis.”



A ideia de criar uma antologia partiu de quem? Era uma ideia guardada no coração, ou foi em alguma conversa ?


A ideia surgiu em um papo informal no Coletivo. Começamos a divagar sobre possíveis histórias, ideias e de repente veio uma inquietação “por que não escrever juntos aquela prometida antologia”?


Coloquei o anúncio no grupo, para quem se quisesse participar e tivemos nove autores inscritos para escrever e duas autoras que se propuseram a participar das demais etapas (revisão, leitura crítica, preparação...). Como uma tempestade de ideias, as coisas foram acontecendo, e cada um vinha com uma ideia mais louca que a outra. Resolvemos misturar tudo e assim nasceu o “Edifício Litera”, como um projeto feito a muitas mãos, que apesar de trazer um conto de cada autor, tem uma grande carga de trabalho coletivo em cada linha escrita durante todo o projeto.


A divulgação de vocês no twitter está divertidíssima. Como que se deu as escolhas dos nomes dos andares? Esses serão os títulos dos contos?


A ideia inicial foi: “cada um escreve um conto”, “poderiam se passar no mesmo lugar”, “que tal tudo em um prédio”? Disso evoluímos para a ideia que formou toda a estrutura da história, cada conto se passaria em um apartamento e os títulos dos contos levaria o nome do apartamento de cada um. Depois começamos a pensar na descrição dos personagens e, como um grupo super completo e cheios de pessoas com as mais diversas habilidades, de repente já tínhamos os desenhos de todos os personagens prontos para dar asas as nossas ideias. Quando acabamos de escrever, já tínhamos praticamente todas as peças de divulgação prontas, capa e tudo ilustrado.


São narrativas ligadas? Ou é como um edifício mesmo, acontece cada coisa em cada andar?


De forma super espontânea (não era o objetivo inicial da antologia), no meio das nossas milhões de ideias, pensamos “as histórias podiam se encontrar, né?”. Começamos a discutir as possibilidades de cruzamentos. “Onde vizinhos se encontram? No playground, no elevador, na portaria...”.


Enquanto escrevíamos nossas próprias histórias, precisávamos ler o conto do outro para poder criar cenas que os personagens se encontrassem. Apesar de termos histórias completamente aleatórias, os personagens se encontram, se relacionam e isso torna tudo muito gostoso de ler. E essa foi a parte mais divertida de todo o processo.


Depois de tudo escrito, ainda tivemos a brilhante ideia: “por que não escrevemos o epílogo juntos em uma cena que possa ter personagens de todos os contos?”. Imaginem um epílogo escrito por nove pessoas completamente diferentes? Foi incrível!


O processo todo demorou quanto tempo? São contos inéditos ou a galera do Coletivo foi encaixando o que já tinham escrito?


Começamos a discutir o projeto no início de Maio de 2021. As ideias foram ficando concretas e os nove contos, o prefácio e o epílogo foram escritos do zero, 100% inéditos. Foram seis meses entre projeto, escrita, revisão, finalização e preparação.



Pra finalizar, o quanto todos estão empolgados com a leitura coletiva? Quais são os planos

pro futuro do Edifício Litera?


Estamos muito felizes, empolgados e mega ansiosos. O processo inteiro foi incrível, nos aproximou ainda mais e, para muitos de nós, foi uma injeção de ânimo para continuar escrevendo. Nos envolvemos completamente na criação do Edifício Litera, sempre valorizando a ideia de ser um projeto coletivo, de todos e para todos.


O Edifício Litera é cheio de representatividade, e traz um pequeno espaço onde o respeito impera acima de qualquer coisa, e é mais ou menos o que cada um de nós queria ver no resto do mundo. A mensagem que gostaríamos de deixar com essa antologia é que o mundo precisa de mais “Edifícios Litera”.


O Coletivo Litera estreia no mundo literário com a sua primeira antologia, 100% formada por autores do grupo e já temos planos para futuras antologias no próximo ano.



Para participar da leitura coletiva de "Edifício Litera", mande uma DM para nós no Instagram: https://www.instagram.com/ipeliterario


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page