top of page
  • Foto do escritorIpê Literário Clube de Leitura

Abandone todas as dicas

Atualizado: 16 de jul. de 2021

Abandone todas as dicas, a melhor dica de escrita que a Barbara Herdy (@barbaraherdy) pode te dar


Você não é obrigado a escrever igual ao autor x. Você não é mais escritor por escrever uma quantidade x de livros por ano. Os autores brasileiros não são obrigados a escreverem histórias só no Brasil, mas também não devem escrever histórias só em outros países.


Existem livros interessantes com dicas de escrita e desenvolvimento de histórias, mas no geral, o que nós percebemos é uma repetição das dicas. É como se os escritores fossem um pião rodando e rodando em uma problemática, quando nós podemos abordar outros assuntos, um que eu quero destacar nessa dica: CADA ESCRITOR É UM ESCRITOR.


Quando digo para você abandonar as dicas é por isso. Você precisa ENCONTRAR o seu jeito de escrever. Você precisa desenvolver o seu método de escrita. As dicas estão aqui para te ajudar a criar e desenvolver o seu jeito de escrever e não para te modelar a escrever como um autor x.


Quando um autor coloca que você DEVE fazer algo ou NÃO deve, ele diz isso pela experiência dele, pelo estudo dele. Se você não experienciou isso, você não pode levar isso como uma espécie de lei.


Para mim, essas dicas são caminhos. Dicas do que eu posso fazer na minha história, do que posso estudar para melhorar, coisas que posso testar na escrita e roteiro, mas não são obrigatórias.


Muitos escritores levam algumas dicas no coração e acabam por se bloquear no desenvolvimento de trabalhos por se acharem incapazes ou de ser algo “proibido”.


A escrita é ilimitada e o autor precisa se libertar das suas amarras.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page